COMO DESENVOLVER UM TRABALHO ACADÊMICO?

Realizar um trabalho científico é uma tarefa desafiadora e uma das etapas cruciais desse processo é a descrição das etapas do nosso método. Ou seja, a elaboração da metodologia e, dentro desse contexto, uma das etapas críticas é classificar sua pesquisa para tornar mais claro para o leitor o processo pelo qual seu trabalho foi desenvolvido.

A metodologia é parte integrante desse processo de descrição e apresentação de todas as etapas da sua pesquisa. A classificação da pesquisa, por sua vez, permite a você e ao seu leitor uma compreensão mais profunda do propósito do seu estudo.

Lembre-se sempre de que pensar em metodologia significa analisar todas as etapas pelas quais seu trabalho passou para ser construído. Podemos usar como base a estrutura fornecida pelos professores Prodanov e Freitas (2013), acessível online paradownload.

A metodologia é a aplicação de procedimentos e técnicas que devem ser observados na construção do conhecimento, com o objetivo de comprovar sua validade e utilidade em várias áreas da sociedade. Em outras palavras, busca-se determinar como o conhecimento pode ser testado, validado e replicado por outros pesquisadores, justificando a necessidade de descrever todas as etapas envolvidas no processo de pesquisa.

No que diz respeito à classificação da pesquisa, vamos tentar entender as etapas e a forma de definir que tipo de pesquisa você está conduzindo. A pesquisa científica visa conhecer um ou mais aspectos de um determinado assunto de maneira sistemática, metódica e crítica.

Uma das maneiras tradicionais de classificar uma pesquisa envolve, no mínimo, três elementos: natureza, objetivos e procedimentos. Quanto à natureza, você pode classificar uma pesquisa como básica ou aplicada. A pesquisa básica busca compreender um determinado assunto em profundidade, sem uma aplicação imediata em mente. Em contraste, a pesquisa aplicada visa entender uma situação específica ou resolver um problema prático.

Quanto aos objetivos, uma pesquisa pode ser exploratória, descritiva ou explicativa. A pesquisa exploratória visa obter informações preliminares e explorar um tópico. A pesquisa descritiva se concentra em descrever as características de uma situação ou fenômeno. Já a pesquisa explicativa busca entender as causas e os efeitos de um fenômeno.

No que diz respeito aos procedimentos, os métodos de pesquisa podem variar. Eles podem incluir pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental, pesquisa operacional, pesquisa participante e estudo de caso, entre outros.

Essas são apenas algumas das maneiras de classificar uma pesquisa e a escolha depende do contexto e dos objetivos do estudo. A classificação da pesquisa é uma etapa importante para ajudar você e seus leitores a compreender melhor o propósito e o método do seu trabalho. Portanto, ao desenvolver um trabalho acadêmico, certifique-se de escolher a classificação adequada e explicá-la de maneira clara e precisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A natureza científica dos trabalhos monográficos

Autor também deve ser Revisor